Jovens em situação de acolhimento têm dia de lazer promovido pelo Poder Judiciário

20 Jul 2017

 

Crianças e adolescentes de sete instituições de acolhimento da Capital tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia de lazer e diversão promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). As atividades ocorreram nesta terça-feira (18/07), no Clube da Caixa Econômica, no bairro Messejana, e envolveram 115 jovens dentro do projeto “Acolhimento em Férias”.

 

A programação contou com apresentação musical, atividades lúdicas e banho de piscina. Meninos e meninas também se divertiram no campo de futebol. E para dar conta de tanta energia, foram oferecidos lanches e almoço. Segundo a secretária-executiva da Comissão, Dina Cezar, o projeto não seria possível sem a ajuda dos parceiros, que contribuíram com prestação de serviços e doações. Ela informou que outras ações serão programadas para o Dia das Crianças.

 

“Quem vive nas unidades de acolhimento não tem muitas oportunidades de sair, brincar e interagir, inclusive com irmãos que vivem em outras unidades. O projeto também é uma oportunidade de a sociedade tomar conhecimento da existência dessas pessoas. No momento em que você começa a conhecer essas crianças, você se apaixona por elas”, declarou Dina Cezar.

 

“É uma obrigação de nossa parte abrir essa porta. Para nós que fazemos a associação dos funcionários da Caixa, foi um prazer receber as crianças e ver a felicidade delas”, declarou Rochael Sousa, presidente do clube.

 

Maiara, de 10 anos, estava deslumbrada com o passeio. “Eu gostei de brincar, sonhar e ficar feliz”, disse a menina. A assistente social da Associação Madre Paulina, Sâmia Chaves, ressaltou a importância do programa. “Nós não temos transporte e isso dificulta que proporcionemos esses momentos de lazer. Então foi de suma importância essa parceria da Cejai com as instituições para que a gente pudesse promover esse dia bem especial pra eles”.

 

Também participaram do dia de lazer jovens das seguintes instituições: Casa da Criança, Abrigo Tia Júlia, Casa Abrigo, Nossa Casa, Sol Nascente e Santa Gianna Beretta.

 

Segundo o promotor de Justiça Dairton Oliveira, o objetivo do “Acolhimento em Férias” é promover atividades culturais e recreativas, bem como oferecer a oportunidade de convivência social. “Essa iniciativa está ocorrendo nas férias, mas há outras formas de dar alegria a essas crianças como o programa de apadrinhamento, que visa não somente promover a vivência comunitária, mas também propiciar uma experiência familiar. São três tipos de apadrinhamento: prestação de serviços, financeiro e afetivo”, explicou.

 

Outra ação promovida pelo Poder Judiciário é o programa Anjos da Adoção. “Nesse programa, grávidas procuram o Poder Judiciário e manifestam sua vontade de entregar o filho para adoção, sendo acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. Essa ação vem para acelerar os processos de adoção, evitando que crianças sejam submetidas a essa condição de crescer dentro de um abrigo”, afirma Deusimar Alencar, chefe da Seção de Cadastro de Adoção do Fórum de Fortaleza. Segundo ele, existem na Capital 205 pretendentes a adotar e 90 jovens aptos a adoção. “Essa conta não fecha porque a maioria dos pretendentes querem adotar crianças mais novas.”

 

Próximas Atividades

O projeto “Acolhimento em Férias” prossegue até o dia 4 de agosto e vai incluir desde sessão de cinema a piquenique na Casa José de Alencar, monitorado pelos participantes do programa de apadrinhamento do Poder Judiciário. Ao todo, 330 jovens devem ser beneficiados com o projeto.

São parceiros Ministério Público do Ceará (MP/CE), Defensoria Pública, Varas da Infância e Juventude, ONGs de apoio à adoção Acalanto e Rede Adotiva, Clube da Caixa Econômica Federal, Casa José de Alencar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shopping Center Iguatemi Fortaleza e Sindiônibus, entre outros.

 

Programação:
25/07: Clube da Caixa Econômica, das 9h às 15h
29/07: Casa José de Alencar, das 8h30 ao meio-dia
1ª Semana de agosto: Cinema – Shopping Iguatemi
2ª Semana de agosto: Cinema – Shopping Iguatemi

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes

January 19, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

(85) 98843.4207 | (85) 98712.9566

Quem nos acalanta: