DISCURSO DE ABERTURA

É com muita alegria que iniciamos hoje o XXII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio À Adoção (ENAPA). E, como já anunciamos em nosso tema “Família: Direito de Todos. Sonho de muitos”, falaremos durante esses três dias de sonhos e direitos.  O sonho é nosso capital imaterial, aquilo que nos impulsiona, instiga e move. Como disse William Shakespeare, somos todos feitos da matéria que são feitos os sonhos. E é porque sonhamos que realizamos. Sonhamos que todas as crianças e adolescentes cresçam em uma família amorosa. Por isso estamos aqui. Porque sabemos que é preciso também fazer com que as mais de 46 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento no Brasil possam sonhar.

 

Estamos hoje aqui porque esse é o princípio de tudo. É preciso ainda lutar para que o desejo se torne concretude. Estamos aqui para exigir que o direito seja cumprido para todos, principalmente, para aqueles cuja responsabilidade nos é compartilhada com a família e o Estado. Crianças ainda crescem sem terem o direito fundamental de conviver em família e comunidade. São mais de 7,6 mil meninos e meninas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) que aguardam o tempo de serem filhos. E há ainda quase 40 mil pretendentes à adoção embalando o sonho de ver a família crescer.

 

O desafio de quem sonha é grande. Não cabe no mundo real. Extrapola. Por isso é preciso sonhar juntos. O desejo coletivo possibilita essas transformações sociais e pessoais. Somos muitos, somos mais. Num País como o Brasil, de dimensões continentais, estarmos aqui, de Norte a Sul, dando as mãos, compartilhando conhecimento e experiências, unindo forças e vontades para mudar realidades tão diversas. Por isso, acreditamos que este momento é tão poderoso. Vemos grupos de apoio à adoção, juízes, promotores, defensores, advogados, equipes técnicas, universitários, pesquisadores e toda a sociedade se reunindo em torno de uma causa tão linda quanto necessária.

 

Esta noite também vemos crescer e se materializar um sonho gestado coletivamente: o de transformar Fortaleza na cidade-sede da Adoção. Há quase três anos, quando a Acalanto Fortaleza surgiu, uma onda adotiva começou a se propagar em nossa Capital. Fruto do trabalho do GAA e também da especialização da vara da infância e juventude. Vimos os números de processos triplicar e também o início de uma nova cultura da adoção florescer. Somos hoje o quinto Estado, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, em número de adoções no Brasil. Os desafios se transformam e se expandem e agora temos outras preocupações.

 

O Enapa em Fortaleza é um dos instrumentos que apostamos para fazer com que essa onda se torne ainda maior e chegue a cada cantinho do nosso Estado. Há alguns anos, nem imaginaríamos viver o que vivemos agora. Por isso nossa alegria e gratidão a todos aqueles que nos embalaram e ninaram nessa tarefa de sonhar o Enapa. Gostaria de agradecer  a Angaad, em nome de Suzana Schettini, pela confiança depositada na Acalanto Fortaleza de que seríamos capazes, mesmo tão jovens, de realizar o maior evento sobre adoção do Brasil. Minha profunda e imensa gratidão a todos os voluntários que sonharam juntos e fizeram cada detalhe deste Enapa acontecer. Através de vocês o nosso sonho coletivo se concretizou. Muito obrigada a todos os parceiros, palestrantes, debatedores, apoiadores que se dispuseram a estar conosco nessa missão. E, por fim, gostaria de agradecer também a todos vocês que saíram de seus aconchegos para estar nessa maravilhosa empreitada da adoção. Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade! Então, sonhemos e realizemos!

Karine Zaranza

Presidente Acalanto Fortaleza

AGRADECIMENTOS

O XXII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio À Adoção (ENAPA) foi um sucesso. O evento reuniu os maiores nomes da adoção no Brasil, tratou de temas pulsantes, trouxe depoimentos emocionantes e congregou diversos públicos em torno da garantia à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes do Brasil. Nos corredores, nas redes sociais e pelo feedback dos participantes, apoiadores e patrocinadores, a sensação que temos é de dever cumpido.  E este sucesso dedicamos a você,  que nos apoiou e acreditou que este seria o resultado final. Compartilhamos também com as mais de 50 pessoas que estiveram envolvidas neste evento que demarca um novo momento adotivo no nosso Estado. 

 

Foram 25 patrocinadores e apoiadores que viabilizaram a organização, divulgação e realização do evento. Pessoas e marcas que  doaram prêmios, serviços e  alimentos. Nossos 40 voluntários que trabalharam com toda boa vontade e sempre com sorriso nos lábios, palestrantes, debatedores e mediadores que  acreditaram no objetivo a ser alcançado através do esforço e da união. O público de mais de 400 pessoas nos encheu de orgulho e alegria. E isso a gente divide com você, que foi fundamental para a realização deste evento.

 

Nós, da Acalanto Fortaleza, acreditamos no poder transformador dos encontros. E, através dessa carta, declaramos nossa gratidão a essa convergência que nos une. Você já é um lugar de aconchego, você também embala nosso sonho, você também favorece o amor. Você pode nem saber, mas já é Acalanto. Obrigada pela disponibilidade em ajudar, pela parceria e compreensão de nossas falhas. Conte conosco sempre!

DOWNLOAD DAS PALESTRAS

3º Workshop ANGAAD (exclusivo para representantes dos GAAs)

Estruturação da Busca Ativa - Departamento jurídico ANGAAD

A importância do trabalho com as escolas: ensinando atitude adotiva - Acalanto Natal

Como fidelizar voluntários - Acalanto Natal

Captação de recursos - Pontes de Amor

-

Palestra - “Família: Direito de todos, sonho de muitos” - Fernando Moreira - Juíz de Direito / MS

-

Mesa 01

Tema - “A importância do pré-adoção: desenvolvimento do papel pai/mãe ou parentalidade”

Mediadora: 

Vanessa Castro - Psicóloga Acalanto Fortaleza

 

Debatedores: 

Halia Pauliv - GAA Adoção Consciente / PR

Maria da Penha Silva - Psicóloga Grupo Aconchego / DF

Felipe Fernandes - Grupo Quintal de Ana / RJ

-

Debate - Programa de Acolhimento Familiar

Mediadora:

Silvana do Monte Moreira - Diretora departamento jurídico Angaad

 

Debatedores:

Sérgio Luiz Kreuz - Juiz de Direito / PR

Deni Luis Dalla Riva  - Juiz de Direito / MS

-

Mesa 02

Tema - “Adoção internacional: mitos e verdades”

Mediador: 

Rejane Comin - DNA da Alma / RS

 

Debatedores: 

Cláudio Medeiros - Membro departamento jurídico Angaad

Ana Maria Pereira de Oliveira - Desembargadora CEJAI / RJ  

-

Palestra  - “Soluções jurídicas para diminuir o tempo de acolhimento nas instituições” - Luiz Carlos Figueirêdo - Coordenador da Infância e da Juventude do TJ / PE

[ link para vídeo aqui ]

-

Mesa 03

Tema - "As possibilidades das adoções necessárias"

Mediadora: 

Karine Zaranza - Presidente da Acalanto Fortaleza

 

Debatedores: 

Paulo Sérgio dos Santos - Projeto de Vida / SP

Sueli dos Santos - Conselheira Tutelar / SP 

Lídia Weber - Psicóloga / PR

-

Mesa 04

Tema - “Projetos com crianças em acolhimento”

Mediadora: 

Sara Vargas - Vice-presidente Angaad e Presidente da ONG Pontes de Amor

 

Debatedores: 

Cibele Pacheco Vogel -Projeto Click / DF

Tatiana Barile - Instituto Fazendo História / SP

Fabiana Gadelha - Diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente / DF

-

Mesa 05

Tema - “O tempo de institucionalização: aspectos sociais, jurídicos e psicológicos”

Mediadora: 

Rejane Bruno - Projeto Acalanto Natal

 

Debatedores: 

Sávio Bittencourt - Procurador de Justiça / RJ

Suzana Schettini - Psicóloga e Presidente da Angaad

-

Mesa 06

Tema - “Como estruturar a busca ativa no âmbito judiciário”

Mediadora: 

Bárbara Toledo - Grupo Quintal de Ana / RJ

 

Debatedores: 

Hugo Magalhães - MP/CE

Eliana Bayer - Psicóloga / RJ

-

Palestra - “As dores da Adoção” - Luiz Schettini - Psicólogo/PE

**Para mais vídeos acesse a página da Acalanto Fortaleza no Facebook**

IMAGENS DO ENAPA
Workshop Angaad
Workshop Angaad
EDISCA
EDISCA

Apresentação do espetáculo "Religare" da Edisca na Abertura do XXII ENAPA 2017

Mesa de Abertura
Mesa de Abertura
Sara Vargas e Suzana Schettini
Sara Vargas e Suzana Schettini

Sara Vargas, nova presidente da Angaad fala em homenagem à Suzana Schttini

Nova Diretoria da Angaad
Nova Diretoria da Angaad
Martônio e Medir
Martônio e Medir

Depoimentos dos pais adotivos

Diógenes Augusto
Diógenes Augusto

mestre de cerimônias do XXII ENAPA 2017

Mesa primeiro dia de debates
Mesa primeiro dia de debates

Maria da Penha, Aconchego/DF

Homenagens especiais
Homenagens especiais

Suzana Schettini fala para Dr. Luiz Schettini em homenagem surpresa

Enapinha se apresenta no auditório
Enapinha se apresenta no auditório

Voluntários dos Enapinha se apresentam com as crianças no auditório

Passagem da bandeira da Angaad para a próxima sede do ENAPA 2018, Bonito/MS

Karine Zaranza, presidente da Acalanto Fortaleza, recebe homenagem surpresa ao final do envento

Mel Mattos
Mel Mattos

Encantou o público interpretando ao vivo a música tema do XXII ENAPA "Amor Guardado"

Foto Final
Foto Final

Até o XXIII ENAPA Bonito 2018

DOWNLOAD DE FOTOS
VÍDEOS

MUITO OBRIGADA!


Governo do Estado do Ceará, através da STDS | Assembleia Legislativa do Estado do Ceará | Poder Judiciário do Estado do Ceará | Jornal O Estado Ce | Idesq | MPCE |OAB CE | ADES | CEPID | CEART | Take a Nap | Mel Mattos | Eurivaldo Bezerra | Tânia Dourado | Valentina Gadelha  | Verônica Vicenza | Daniel Silva | Edisca | Caramelo Comunicação | 3 Corações | Spot Churros | Água Serra Grande | Confitur Turismo | Lucas Dantas | Casa Sol Nascente | Paulo Diógenes | Martônio e Medir | Mateus | Paulo César Aleixo da Silva | Hanna's Restaurante | Chocolate | Padaria Pão na Massa | Grupo de Teatro Acontece | Sebastiao Pereira da Silva | George Luiz Vieira de Souza | Laiza Milena Leitão de Lima

ENSAIO "FAMÍLIA DIRETO DE TODOS, SONHO DE MUITOS"
ENAPA NA IMPRENSA
O ESTADO CE
O ESTADO CE
TRIBUNA DO CEARÁ
Jornal O ESTADO CE
JORNAL O POVO
DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal O ESTADO CE
DIÁRIO DO NORDESTE