É com muita alegria que iniciamos hoje o XXII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio À Adoção (ENAPA). E, como já anunciamos em nosso tema “Família: Direito de Todos. Sonho de muitos”, falaremos durante esses três dias de sonhos e direitos. O sonho é nosso capital imaterial, aquilo que nos impulsiona, instiga e move. Como disse William Shakespeare, somos todos feitos da matéria que são feitos os sonhos. E é porque sonhamos que realizamos. Sonhamos que todas as crianças e adolescentes cresçam em uma família amorosa. Por isso estamos aqui. Porque sabemos que é preciso também fazer com que as mais de 46 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento no Brasil possam sonhar.
Estamos hoje aqui, porque esse é o princípio de tudo. É preciso ainda lutar para que o desejo se torne concretude. Estamos aqui para exigir que o direito seja cumprido para todos, principalmente, para aqueles cuja responsabilidade nos é compartilhada com a família e o Estado. Crianças ainda crescem sem terem o direito fundamental de conviver em família e comunidade. São mais de 7,6 mil meninos e meninas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) que aguardam o tempo de serem filhos. E há ainda quase 40 mil pretendentes à adoção embalando o sonho de ver a família crescer.
O desafio de quem sonha é grande. Não cabe no mundo real. Extrapola. Por isso é preciso sonhar juntos. O desejo coletivo possibilita essas transformações sociais e pessoais. Somos muitos, somos mais. Num país como o Brasil, de dimensões continentais, estamos aqui, de Norte a Sul, dando as mãos, compartilhando conhecimento e experiências, unindo forças e vontades para mudar realidades tão diversas. Por isso, acreditamos que este momento é tão poderoso. Vemos grupos de apoio à adoção, juízes, promotores, defensores, advogados, equipes técnicas, universitários, pesquisadores e toda a sociedade se reunindo em torno de uma causa tão linda quanto necessária.
Nesta noite também vemos crescer e se materializar um sonho gestado coletivamente: o de transformar Fortaleza na cidade-sede da Adoção. Há quase três anos, quando a Acalanto Fortaleza surgiu, uma onda adotiva começou a se propagar em nossa Capital. Fruto do trabalho do GAA e também da especialização da vara da infância e juventude. Vimos os números de processos triplicar e também o início de uma nova cultura da adoção florescer. Somos hoje o quinto Estado, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, em número de adoções no Brasil. Os desafios se transformam e se expandem, e agora temos outras preocupações.
O Enapa em Fortaleza é um dos instrumentos em que apostamos para fazer com que essa onda se torne ainda maior e chegue a cada cantinho do nosso Estado. Há alguns anos, nem imaginaríamos viver o que vivemos agora. Por isso nossa alegria e gratidão a todos aqueles que nos embalaram e ninaram nessa tarefa de sonhar o Enapa. Gostaria de agradecer à Angaad, em nome de Suzana Schettini, pela confiança depositada na Acalanto Fortaleza de que seríamos capazes, mesmo tão jovens, de realizar o maior evento sobre adoção do Brasil. Minha profunda e imensa gratidão a todos os voluntários que sonharam juntos e fizeram cada detalhe deste Enapa acontecer. Através de vocês, o nosso sonho coletivo se concretizou. Muito obrigada a todos os parceiros, palestrantes, debatedores, apoiadores que se dispuseram a estar conosco nessa missão. E, por fim, gostaria de agradecer também a todos vocês que saíram de seus aconchegos para estar nessa maravilhosa empreitada da adoção. Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade! Então, sonhemos e realizemos!
Karine Zaranza
Presidente Acalanto Fortaleza
O XXII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio À Adoção (ENAPA) foi um sucesso. O evento reuniu os maiores nomes da adoção no Brasil, tratou de temas pulsantes, trouxe depoimentos emocionantes e congregou diversos públicos em torno da garantia à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes do Brasil. Nos corredores, nas redes sociais e pelo feedback dos participantes, apoiadores e patrocinadores, a sensação que temos é de dever cumprido. E este sucesso dedicamos a você, que nos apoiou e acreditou que este seria o resultado final. Compartilhamos este sucesso também com as mais de 50 pessoas que estiveram envolvidas neste evento que demarca um novo momento adotivo no nosso Estado.
Foram 25 patrocinadores e apoiadores que viabilizaram a organização, divulgação e realização do evento. Pessoas e marcas que doaram prêmios, serviços e alimentos. Nossos 40 voluntários que trabalharam com toda a boa vontade e sempre com sorriso nos lábios, palestrantes, debatedores e mediadores que acreditaram no objetivo a ser alcançado através do esforço e da união. O público de mais de 400 pessoas nos encheu de orgulho e alegria. E isso a gente divide com você, que foi fundamental para a realização deste evento.
Nós, da Acalanto Fortaleza, acreditamos no poder transformador dos encontros. E, através dessa carta, declaramos nossa gratidão a essa convergência que nos une. Você já é um lugar de aconchego, você também embala nosso sonho, você também favorece o amor. Você pode nem saber, mas já é Acalanto. Obrigada pela disponibilidade em ajudar, pela parceria e compreensão de nossas falhas. Conte conosco sempre!
3º Workshop ANGAAD (exclusivo para representantes dos GAAs)
Estruturação da Busca Ativa - Departamento jurídico ANGAAD
A importância do trabalho com as escolas: ensinando atitude adotiva - Acalanto Natal
Como fidelizar voluntários - Acalanto Natal
Captação de recursos - Pontes de Amor
-
Palestra - “Família: Direito de todos, sonho de muitos” - Fernando Moreira - Juíz de Direito / MS
-
Mesa 01
Tema - “A importância do pré-adoção: desenvolvimento do papel pai/mãe ou parentalidade”
Mediadora:
Vanessa Castro - Psicóloga Acalanto Fortaleza
Debatedores:
Halia Pauliv - GAA Adoção Consciente / PR
Maria da Penha Silva - Psicóloga Grupo Aconchego / DF
Felipe Fernandes - Grupo Quintal de Ana / RJ
-
Debate - Programa de Acolhimento Familiar
Mediadora:
Silvana do Monte Moreira - Diretora departamento jurídico Angaad
Debatedores:
Sérgio Luiz Kreuz - Juiz de Direito / PR
Deni Luis Dalla Riva - Juiz de Direito / MS
-
Mesa 02
Tema - “Adoção internacional: mitos e verdades”
Mediador:
Rejane Comin - DNA da Alma / RS
Debatedores:
Cláudio Medeiros - Membro departamento jurídico Angaad
Ana Maria Pereira de Oliveira - Desembargadora CEJAI / RJ
-
Palestra - “Soluções jurídicas para diminuir o tempo de acolhimento nas instituições” - Luiz Carlos Figueirêdo - Coordenador da Infância e da Juventude do TJ / PE
-
Mesa 03
Tema - "As possibilidades das adoções necessárias"
Mediadora:
Karine Zaranza - Presidente da Acalanto Fortaleza
Debatedores:
Paulo Sérgio dos Santos - Projeto de Vida / SP
Sueli dos Santos - Conselheira Tutelar / SP
Lídia Weber - Psicóloga / PR
-
Mesa 04
Tema - “Projetos com crianças em acolhimento”
Mediadora:
Sara Vargas - Vice-presidente Angaad e Presidente da ONG Pontes de Amor
Debatedores:
Cibele Pacheco Vogel -Projeto Click / DF
Tatiana Barile - Instituto Fazendo História / SP
-
Mesa 05
Tema - “O tempo de institucionalização: aspectos sociais, jurídicos e psicológicos”
Mediadora:
Rejane Bruno - Projeto Acalanto Natal
Debatedores:
Sávio Bittencourt - Procurador de Justiça / RJ
Suzana Schettini - Psicóloga e Presidente da Angaad
-
Mesa 06
Tema - “Como estruturar a busca ativa no âmbito judiciário”
Mediadora:
Bárbara Toledo - Grupo Quintal de Ana / RJ
Debatedores:
-
Palestra - “As dores da Adoção” - Luiz Schettini - Psicólogo/PE
**Para mais vídeos acesse a página da Acalanto Fortaleza no Facebook**
Apresentação do espetáculo "Religare" da Edisca na Abertura do XXII ENAPA 2017
Sara Vargas, nova presidente da Angaad fala em homenagem à Suzana Schttini
Depoimentos dos pais adotivos
mestre de cerimônias do XXII ENAPA 2017
Maria da Penha, Aconchego/DF
Suzana Schettini fala para Dr. Luiz Schettini em homenagem surpresa
Voluntários dos Enapinha se apresentam com as crianças no auditório
Passagem da bandeira da Angaad para a próxima sede do ENAPA 2018, Bonito/MS
Karine Zaranza, presidente da Acalanto Fortaleza, recebe homenagem surpresa ao final do envento
Encantou o público interpretando ao vivo a música tema do XXII ENAPA "Amor Guardado"
Até o XXIII ENAPA Bonito 2018
MUITO OBRIGADA!
Governo do Estado do Ceará, através da STDS | Assembleia Legislativa do Estado do Ceará | Poder Judiciário do Estado do Ceará | Jornal O Estado CE | Idesq | MPCE |OAB CE | ADES | CEPID | CEART | Take a Nap | Mel Mattos | Eurivaldo Bezerra | Tânia Dourado | Valentina Gadelha | Verônica Vicenza | Daniel Silva | Edisca | Caramelo Comunicação | 3 Corações | Spot Churros | Água Serra Grande | Confitur Turismo | Lucas Dantas | Casa Sol Nascente | Paulo Diógenes | Martônio e Medir | Mateus | Paulo César Aleixo da Silva | Hanna's Restaurante | Chocolate | Padaria Pão na Massa | Grupo de Teatro Acontece | Sebastiao Pereira da Silva | George Luiz Vieira de Souza | Laiza Milena Leitão de Lima