SOBRE A ACALANTO

Acalantar significa aquecer nos braços ou no peito, embalar, sossegar, favorecer. Acalentamos um sonho no coração: o de fazer com que cada criança tenha seus direitos garantidos. Que elas tenham casa, abraços, um ninho, uma família e um amor. Acreditamos no poder transformador de encontros e queremos fazer - através da Acalanto Fortaleza - uma ponte para que essas vidas se unam.
Foi através de encontros transformadores entre pais e filhos, amigos e queridos desconhecidos que a Acalanto Fortaleza se tornou um Grupo de Apoio à Adoção (GAA), que atua desde 2013, oferecendo apoio jurídico e psicológico a pais adotivos e pretendentes a adoção. Nossa missão é desenvolver um trabalho de esclarecimento, estímulo e encaminhamento a adoção.
O objetivo é evitar o abandono de crianças e adolescentes por suas famílias biológicas, fortalecendo o vínculo afetivo; orientar sobre o processo de adoção e oferecer suporte através de orientações jurídicas e psicológicas e de reuniões de pais; além de trabalhar por uma nova cultura da adoção e por uma atitude adotiva em todos os setores da sociedade.
No período de 2013 até o primeiro semestre de 2016 foram realizados 95 processos de adoção em Fortaleza. A Acalanto Fortaleza durante esses três anos acompanhou 57 processos de adoção, sendo 6 crianças soropositivas, duas com paralisia cerebral, um adolescente de 14 anos soropositivo, 18 crianças maiores de 5 anos, cinco grupos de irmãos e quatro casos de desistência. Atendemos crianças e famílias de Fortaleza, Eusébio, Maracanaú, Limoeiro do Norte, Sobral, Caucaia e Brejo Santo. Além de realizarmos reuniões mensais de pais e pretendentes à adoção, que reúnem um público de aproximadamente 60 pessoas por edição.
Aos poucos, realizamos um trabalho pedagógico em relação à adoção, abordando questões jurídicas e defendendo “adoções legais, seguras e para sempre”. Promovemos eventos de esclarecimentos, como as três edições em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, realizados na Praça Luiza Távora, Shopping Benfica e no Parque do Cocó. Abraçamos as famílias e damos suporte psicológico através de atendimento individual e de grupo de apoio psicológico, coordenado por psicólogas. Todos os nossos serviços são gratuitos.
Coordenadores - gestão 2020/2022:
Presidência: Eliane Carlos e Daniele Gondim
Psicologia: Ludmilla Moraes
Jurídico: Marine Barros
Pedagógico: Pedro Henrique
Comunicação: Paulo Cordeiro
Atendimento: Leonilda Cidrack
Pós-adoção: Walleska Lima
Finanças: Pauliane Targino e André Antunes