NÚCLEO PEDAGÓGICO

- Bate-papo Adotivo: Encontros gratuitos mensais com pretendentes a adoção, famílias por adoção e profissionais de diversas áreas com o objetivo de informar e promover trocas de experiências, desmistificar conceitos e trabalhar o empoderamento daqueles que incluem a adoção no seu planejamento familiar.

As reuniões acontecem, geralmente, no último domingo de cada mês. Não é necessário agendar, basta conferir as datas, os horários e o local dos encontros e comparecer. Todos os encontros são transmitidos, ao vivo, pela nossa página do Facebook.

Bate-papo Solidário: Em todo encontro do Bate-papo Adotivo, arreacadamos doações para suprir necessidades mais urgentes das instituições de acolhimento. A cada mês, recebemos itens de necessidade básica diferentes para diferentes abrigos.

- Reforço Solidário: Projeto pedagógico da Acalanto Fortaleza, em parceria com UECE, UFC e SEDUC, para contribuir no desenvolvimento escolar dos adolescentes em situação de abrigamento.

A ação é coordenada pelo professor e vice-presidente da Acalanto, Lucineudo Machado e os voluntários precisam ser da área pedagógica e ter disponibilidade em alguns dos dias e horários das aulas: TERÇAS E QUINTAS - das 9h às 10:30 | das 14h às 15:30 | das 19h às 20:30. Para participar entre em contato via WhatsApp.

Atualmente, a instituição beneficiada com esta ação é o ABRIGO RENASCER.

Coordenador: Lucineudo Machado - 85 98854-6476

NÚCLEO PSICOLÓGICO

- GAPA: Grupos terapêuticos gratuitos com o objetivo de cuidar de sentimentos e emoções relacionados à adoção, bem como o tratamento prático de dificuldades do dia-a-dia da família através de partilha, troca de experiências, depoimentos e textos. Encontros mensais com número de participantes limitado, portanto, para participar, é necessária realização de inscrição prévia.

- Terapia individual: Nossas psicólogas voluntárias oferecem até dois atendimentos gratuitos por paciente

- Busca Ativa: Ação de busca de famílias para crianças disponíveis às adoções necessárias. São crianças maiores de 7 anos, grupo de irmãos e crianças com algum tipo de doença crônica. A responsável pela Busca Ativa em Fortaleza é a voluntária Vanessa Castro, que atua em parceria com o Ministério Público.

Coordenadora: Vanessa Castro - 85 98712-9566

NÚCLEO JURÍDICO

As advogadas da Acalanto fazem orientação jurídica para os pretendentes e, se necessário, também realizam, gratuitamente, processos relacionados à adoção, guarda e tutela, além de pedidos de licença maternidade/paternidade. 

Contato: envie um e-mail e encaminharemos para uma de nossas advogadas.

ATENDIMENTOS PRESENCIAIS

Presta orientação e encaminhamento para programas e serviços, via agendamento prévio.

 

Para algumas pessoas, os trâmites relacionados ao processo de adoção ainda geram muitas dúvidas. Realizamos, gratuitamente, atendimento com orientações jurídicas de todo o processo, além de oferecer aporte psicológico antes, durante e depois da adoção às famílias adotivas (pais e filhos). 

Coordenadora: Leonilda Cidrack - 85 98843-4207

PÓS-ADOÇÃO

- Prosa em Família: São encontros itinerantes, sempre na casa de um dos participantes, para famílias em fase de adaptação com seus filhos adotivos. Através de trocas de experiência, buscaremos apoiar, ouvir e conversar com as famílias que vivenciam as peculiaridades da filiação através da adoção.

A proposta é ser uma reunião informal entre amigos, assim o lar que recebe o Prosa, se responsabiliza pelo lanche das crianças, além de não haver cuidadores para elas. Aos adultos, está livre a partilha de comes e bebes. Acontece uma vez ao mês. 

**Necessário agendamento prévio**

- Acompanhamento do período de convivência das crianças recém-adotadas;

- Grupo de Whatsapp excluisvo para famílias em processo de vinculação.

Coordenadora: Eliane Carlos - 85 99998-8484

31961013_933935940064665_306194991695265

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

GT CNA INTERIOR

Ministra junto com representantes do Ministério Público (MPCE), Tribunal de Justiça e 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza cursos em diversas comarcas do Interior do Estado visando implementar o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e capacitar pretendentes e técnicos.

GT ACOLHIMENTOS

Planeja e ministra formação para profissionais das instituições de acolhimento em parceria com o Ministério Público (MPCE).

FIQUE POR DENTRO!

Acompanhe nossas atividades através das nossas redes sociais ou em nossa agenda aqui no site.

CONHEÇA NOSSAS AÇÕES

(85) 98843.4207 | (85) 98712.9566

Quem nos acalanta: