top of page

Cejai promove treinamento para pretendentes à adoção e servidores do Judiciário estadual


A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está promovendo, em todo o Estado, cursos psicossociais e jurídicos para habilitação de pretendentes à adoção. Nesta sexta-feira (21/07), a partir das 9h30, 23 pessoas participam do treinamento, que ocorrerá no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza.


Para os candidatos à adoção, a capacitação é etapa indispensável para a entrada no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Após isso, os interessados serão submetidos à avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares.

A preparação terá a participação de membros do Ministério Público, e de profissionais com formação nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito, das ONGs Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva, que indicam representantes para participar como expositores ou instrutores dos cursos. O objetivo é qualificar os pretendentes à adoção, abordando questões que envolvem desde o primeiro contato até a pós-adoção, ressaltando o relacionamento entre pais e filhos, além dos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos.


Após a conclusão, será fornecida certidão comprobatória de participação com validade em todo Brasil. A capacitação também é uma oportunidade para técnicos responsáveis pela garantia do direito à convivência familiar e conselheiros tutelares participarem, como forma de viabilizar o compartilhamento de informações, a articulação de ações e a integração operacional.


A iniciativa também promove a qualificação dos servidores que trabalham com o cadastro de dados junto ao CNA. Desta vez, os beneficiados serão os que atuam nas unidades da 5ª Zona Judiciária, que tem sede em Maracanaú e abrange 15 comarcas. A capacitação será ministrada pelo chefe da Seção de Cadastro de Adoção do Fórum de Fortaleza, Deusimar Rodrigues de Alencar.


Primeiro Encontro

O primeiro encontro ocorreu no dia 30 de junho, em Juazeiro do Norte, sede da 1ª Zona Judiciária, contemplando as demais comarcas que fazem parte da região, e da 2ª Zona, que tem como sede Iguatu. Os próximos beneficiarão interessados da 7ª e 8ª (Sobral e Tianguá), 6ª (Caucaia), 3ª e 4ª (Quixadá e Russas, respectivamente) e 9ª (Crateús). O encerramento do ciclo ocorrerá em dezembro deste ano, conforme a Portaria nº 1.028, publicada no Diário da Justiça do dia 16 de junho.


Cronograma


DATA LOCAL DO CURSOREGIÕES BENEFICIADAS


21/07 FORTALEZA 5ª ZONA - com ACALANTO FORTALEZA

18/08 SOBRAL 7ª E 8ª ZONAS - com ACALANTO FORTALEZA

15/09 FORTALEZA 6ª ZONA

06/10 QUIXADÁ 3ª E 4ª ZONAS

10/11 FORTALEZA 5ª E 6ª ZONAS - com ACALANTO FORTALEZA

1º/12 CRATEÚS 9ª ZONA - com ACALANTO FORTALEZA




Posts Recentes
Arquivo
bottom of page